Dicas de silk-Screen…

Dicas e opções de esticagem de nylon em moldura

Existem inumeras possibilidades de fazer a  esticagem do nylon em molduras para silk-screen. Aqui irei apresentar os principais ou aqueles que utilizo. Suas vantagens e desvantagens. A escolha vai depender do tipo de cliente que a sua estamparia vai trabalhar, investimentos que você pretende fazer e tipo de desenhos/logo que ira trabalhar.

 

  1. 01. Artesanal

 Existem inúmeros modelos e formatos de esticadores de nylon em moldura feitos de forma bem caseira. No youtube há vários vídeos como exemplo.

 

Esse é um modelo que eu uso bastante. Bem simples, eficiente e super  indicado para molduras pequenas. Madeirinha chanfrada nas laterais.

 Vantagem: Economia maior no nylon e rapidez.

Custo zero.

 Desvantagem: Exige certa habilidade no manuseio e força na mão. Mesmo com o nylon bem esticado não é possível obter uma precisão uniforme em termos de tensão.

 02 . Alicate de pressão

 

 O alicate de pressão ainda é bastante utilizado.

 Vantagem: Economia no Nylon, facilidade pra esticar e rapidez. Custo razoável.

Desvantagens:  Assim como no primeiro exemplo,

mesmo com o nylon bem esticado não é possível obter uma

precisão uniforme em termos de tensão.

 

03. Esticador portátil

 

Pra quem quer trabalhar com telas padronizadas, nylon/poliéster bem esticados e precisão na esticagem, esse sem dúvida é um ótimo investimento.

As opções são: portátil e fixo/mesa. 

 Vantagem: Com o tensiometro é possível padronizar as telas com tensão uniforme entre o centro e entremidades da moldura. Indicado principalmente para trabalhos de cromia e simulado. Podem-se usar grampos ou Decafix. Também é possível usar molduras de alumínio com a opção Decafix. Também com a cola fixadora é dispensável a fita adesiva transparente nas extremidades. Custo um pouco elevado se levarmos em conta que é preciso investir no tensiometro também.

 Desvantagens: Perca de nylon nas extremidades de 08 a 10 cm. Tempo de espera para molduras de madeira é de 45 minutos antes de um novo ajuste do nylon e fixação dos grampos. No caso de Decafix o tempo de secagem é de 24 horas.

 modelo de Tensiometro

 

04. Esticador pneumático

 

 Esse modelo é utilizado em estamparias e empresas de grande porte. A esticagem é feita eletronicamente, assim como a tensão correta do nylon sobre a moldura, tanto de madeira quanto de alumínio. Seu custo é elevado e pode ser encontrado em diversos tamanhos de acordo com a quantidade de pinças.

Apoiadores